Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado
Paulo Freire

Projeto MAIA
O PROJETO MAIA
O propósito mais fundamental do Projeto MAIA é contribuir para melhorar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, com mais compreensão e com mais profundidade. Deste modo, o Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de se iniciar um processo deliberado e pensado que, em colaboração com os CFAE, com as direções dos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas e com os docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem. (…)
Domingos Fernandes (2019): In, Memorando 1, Projeto MAIA
A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. (…) A avaliação não pode nem deve ser encarada como um processo isolado ou desligado do currículo e do desenvolvimento curricular. Nestes termos, as conceções e práticas de avaliação estão intimamente associadas às conceções curriculares e, concomitantemente, às conceções que se sustentam acerca do ensino e da aprendizagem. Isto significa que o entendimento que temos sobre a educação em geral e sobre o papel das escolas, assim como as nossas ideias sobre a aprendizagem e o ensino, influenciam fortemente o que pensamos acerca da avaliação das aprendizagens e das suas práticas. Estas são ideias que deverão orientar as tomadas de decisão a qualquer nível dos sistemas educativos, desde o nível político, passando pelo nível da administração da educação, até ao nível pedagógico no contexto das escolas e das salas de aula. (…)
No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, foi definido o Projeto, que visa contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação.
Fernandes, D. (2019): “Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica”. In, Texto de Apoio ao projeto MAIA
Pode consultar neste separador todos os documentos publicados no âmbito do Projeto MAIA
MEMORANDO 2 (Aditamento)
FOLHA 1 - Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica
FOLHA 2 - Avaliação Formativa
FOLHA 3 - Avaliação Sumativa
FOLHA 4 - Critérios de Avaliação
FOLHA 5 - Feedback
6 - TEXTO DE APOIO - Critérios de Avaliação
FOLHA 7 - Participação dos Alunos nos Processos de Avaliação
FOLHA 8 - Rubricas de Avaliação
RUBRICA DE (AUTO)AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO MAIA1
FOLHA 9 - Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Fundamentos)
FOLHA 10 - Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Dois Exemplos)
11 - TEXTO DE APOIO - Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância
12 - TEXTO DE APOIO - Para a Conceção e Elaboração do Projeto de Intervenção no Âmbito do Projeto MAIA
FOLHA 13 - Avaliação Formativa Digital
FOLHA 14 - Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas
FOLHA 15 - Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas
FOLHA 16 - Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes
FOLHA 17 - Para uma abordagem pedagógica dos testes
FOLHA 18 - Critérios de Avaliação: Questões de Operacionalização
19 - TEXTO DE APOIO - Enquadramento da Avaliação Pedagógica: Cursos Artísticos Especializados de Nível Secundário e Cursos Profissionais
RELATÓRIO PROJETO MAIA 2019/2020
Toda a informação do Projeto MAIA reunida aqui (Ideias chave, Webinares, documentação...)
Apontamentos pertinentes aqui.
O que diz a IGEC sobre Avaliação?
Documentos do Projeto MAIA