Formação

FERRAMENTAS EDUCATIVAS 

Para criar apresentações

Prezi

Microsoft Sway

Nearpod

Slido

Adobe Spark

Zoho

Para criar questionários

Kahoot

Quizziz

Plickers

Socrative

Google Forms

Hot Potatoes

Para criar atividades colaborativas

Padlet

Atom Teletype - Editor de texto com extensão para edição simultânea

Jitsi Meet - Video conferência no browser

Voicethread

Trello

Riot - Comunicação em grupo na Web (texto, voz e video)

Inklewriter

Para criar vídeos

Powtoon

Edpuzzle

Biteable

Openshot

Olive - Editor de vídeo

OpenShot - Editor de vídeo

Toonloop - Animação stop-motion

OBS Studio - Estúdio de gravação e emissão (streaming) de aulas e palestras online

Kizoa

Wirewax

WeVideo

Kdenlive - Editor de vídeo

Kapwing

Moovly

Para criar infográficos

Piktochart

Genial.ly

Infogram

Canva

Visme

Para criar e manipular imagens

Blender - Modelação e Animação 3D

Darktable - Edição e organização de fotografias

Digikam - Edição e organização de fotografias

GIMP - Edição de imagem bitmap

Inkscape - Desenho vectorial

Krita - Pintura digital

MyPaint - Pintura digital

OpenToonz - Animação 2D

Synfig - Animação 2D

Tropy - Gestão de imagens

Tux Paint - Ferramenta de pintura para crianças

Para criar conteúdos interativos

Canva

Nearpod

Genial.ly

Infogram

Easel.ly

Para criar podcast - Audio

Ardour - Gravação, edição e mistura de áudio

Audacity - Edição áudio

Anchor

Easypodcast

Podomatic

SoundCloud

Para criar histórias

Storybird

Little Bird Tales

Story Jumper

Bubblr

Pixton

Tellagami

VoiceThread

Voki

Para criar posters

Glogster

Canva

Visme

Para criar mapas mentais

Popplet

Freemind

Xmind

Mindmeister

Draw.io

Padlet com tutoriais de ferramentas educativas

https://padlet.com/ladonordeste/qx3zix3cqkjj

Vídeos com tutoriais de ferramentas educativas

https://www.apensarem.net/

Bom trabalho

Ana Paula Vilela

(diretora do CFAE Braga/sul)                                                                                                                 14 abril 2020

_______________________________________________

RECURSOS DIGITAIS LIVRES PARA PROFESSORES

RTP Ensina Estão disponíveis, videos, audios, infografias e fotografias produzidas pelos diferentes canais da Rádio e Televisão de Portugal ao longo das últimas oito décadas. Para além de pequenos excertos de entrevistas ou programas, apresentamos também alguns grandes documentários com grande relevância para determinadas matérias escolares.

PORDATA - É uma base de dados sobre Portugal contemporâneo com estatísticas oficiais e certificadas sobre o país e a Europa, dividida num amplo conjunto de temas como a populaçãoeducaçãosaúde, entre outros. Esta está disponível para todos os cidadãos, é gratuita, de informação rigorosa e isenta. Toda a sua informação provém de entidades oficiais, tais como o Instituto Nacional de Estatística ou o Eurostat. O total das fontes utilizadas está neste momento perto de 60. Todos os dados são apresentados de uma forma anual e, sempre que possível, remontam a 1960.

MILD Literacia Digital Manual de instruções para a literacia digital é um portal da Rede de Bibliotecas Escolares que visa desenvolver as competências dos jovens dos 14 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais.

Khan Academy A Khan Academy oferece exercícios, vídeos e artigos de qualidade, gratuitamente. Oferece também ferramentas para professores que possibilitam um ensino personalizado em que habilita os estudantes podem aprender ao seu ritmo, dentro e fora da sala de aula. Em português europeu, oferecemos conteúdos de Matemática e Ciência, mas em Inglês temos muitos mais conteúdos

Casa das Ciências Coloca à sua disposição mais de 2000 recursos educativos digitais nas categorias de
Introdução às Ciências, Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química. Todos os recursos disponíveis foram sujeitos a uma avaliação científica e didática, para que os possa utilizar nas suas aulas com toda a segurança, sabendo que têm a garantia de qualidade da Casa das Ciências. Neste espaço, pode ainda submeter os seus recursos educativos para publicação no portal Casa das Ciências, partilhando-os com outros professores.

REDA - É uma plataforma dedicada à disponibilização rápida e fácil de conteúdos educativos para qualquer aluno, professor ou utilizador, sem restrições.

MATEMÁTICA.PT - É um portal que possui milhares de exercícios resolvidos em vídeo. Com o objetivo de ajudar os alunos que nos visitam, foram gravadas centenas de aulas contendo uma explicação detalhada da matéria. Esperamos assim, conseguir melhorar a aprendizagem e o gosto pela disciplina, bem como, fornecer uma ferramenta útil na preparação dos exames nacionais.

EXPLICAMAT - É um site que disponibiliza explicações de matemática online, exercícios e exames nacionais de matemática.

MILAGE - Desenvolvida pela Universidade do Algarve a app MILAGE Aprender+ para dispositivos móveis, permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.

PhET  - PhET oferece simulações de matemática e ciências divertidas, interativas, grátis, baseadas em pesquisas. Nós testamos e avaliamos extensivamente cada simulação para assegurar a eficácia educacional. Estes testes incluem entrevistas de estudantes e observação do uso de simulação em salas de aula. As simulações são escritas em Java, Flash ou HTML5, e podem ser executadas on-line ou copiadas para seu computador. Todas as simulações são de código aberto (ver nosso código fonte). Vários patrocinadores apoiam o projeto PhET, permitindo que estes recursos sejam livres para todos os estudantes e professores.

GEORED - É um site onde se pretende disponibilizar aos professores e às escolas informação geográfica disponível na Internet, desde mapas estáticos, por vezes organizados em Atlas Digitais, até verdadeiros Sistemas de Informação Geográfica na Web (WebSIG). Disponibilizam exemplos da sua utilização para actividades educativas, bem como software e bibliografia que permitam uma contextualização dessas actividades.

SABER CiÊNCIA - O Saber Ciência é um recurso divertido, acessível e livre que comunica de forma precisa o que a ciência é e como realmente funciona — e isso ajuda professores desde o jardim de infância até ao ensino universitário a reforçar a natureza e o processo da ciência nas suas aulas de ciência. Disponibilizamos uma variedade de recursos para estudantes, professores, e para o público em geral.

Bom trabalho

Ana Paula Vilela

(diretora do CFAE Braga/sul)                                                                                                                 11 abril 2020

_______________________________________________

Utilização de Reuniões online, Ferramentas de Gravação de ecrã, Google Classroom, Google Meet e Google Drive em contexto educativo - Apresentações em vídeo

 

Caros colegas docentes/formandos e formadores

Neste tempo da COVID -19 que é de incertezas e de adaptação a novas realidades, o CFAE Braga/Sul quis estar na linha da frente na ajuda prestada aos colegas docentes, formandos e formadores, pugnando, através de uma iniciativa pioneira, vencer obstáculos e ajudar a encontrar soluções para passarmos do ensino/aprendizagem presencial para o ensino/aprendizagem a distância ou da formação presencial para a formação a distância.

Assim, e como resultado da formação amplamente participada e que disponibilizamos em tempo record, apresentamos, na página web do CFAE Braga/Sul (cfaebragasul.com), três vídeos de capital importância para professores, formandos e formadores das escolas associadas ao CFAE Braga/Sul.

O vídeo 1 “Comunicação em vídeo” é proferido pela conhecida Adelina Moura, professora de Português e Francês, formadora do CFAE Braga/Sul há longos anos, grande paladina da utilização de ferramentas TIC e do mobile learning na sala de aula, atualmente também Colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027. Explora, magistralmente, diferentes ferramentas de comunicação, a saber:

- Reuniões online com: o Googgle Meet (https://meet.google.com/), o ZOOM (https://zoom.us/), o 8x8 (https://www.8x8.com/) e Microsoft Teams (http://teams.microsoft.com);

- Ferramentas de Gravação de ecrã que possibilitam a criação de vídeo aulas:  Screen Cast-o- Matic (https://screencast-o-matic.com/)  e Screencastify - Screen Video Recorder (extensão do Google Chrome) e Loom (extensão do Google Chrome);

O Vídeo 2 “O Google Classroom” é proferido por Cláudia Domingues, professora de matemática e atualmente formadora do CFAE Braga/Sul, a qual nos apresenta, com rigor e clareza, as potencialidades da plataforma de aprendizagem “Google Classroom” como uma mais-valia para o trabalho a distância dos docentes com os alunos ou com os professores enquanto formandos ou formadores:

- Principais funcionalidades do Google Classroom em contexto educativo: http://google.classroom.com/ - informação sobre criação de disciplina, convidar alunos para poder participar na disciplina, criação de tópicos e de atividades, receber, editar e comentar trabalhos de alunos.

O Vídeo 3 “O Google Drive” é proferido por Pedro Brandão, Professor de Física e Química e formador também há já alguns anos do CFAE Braga/Sul. Deambula connosco pelas ferramentas do do Google Drive e mostra-nos as potencialidades destas ferramentas, nomeadamente, a sua importância para a avaliação formativa dos alunos:

O Google Drive” - principais funcionalidades do Google Drive https://drive.google.com/ armazenamento, criação de formulários, tipos de questões e classificação automática com chave de resposta.

Ainda para apoio à formação partilhamos consigo alguns vídeos da ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática):

- Plataforma Google Classroom.

a) Do ponto de visto do formador/professor
Tutorial Google Classroom (Ep 1 – Funcionalidades do Classroom)
Tutorial Google Classroom (Ep 2 – Utilização do ponto de vista do formador/professor)
Tutorial Google Classroom
(Ep 4 – Avaliação de atividades e Gestão de utilizadores)

 

b) Do ponto de vista do formando/aluno.
Tutorial Google Classroom (Ep 3 – Utilização do ponto de vista do formando/aluno)

- Ferramentas Zoom, Google Meet e Microsoft Teams.


1. Será da responsabilidade do formador o agendamento e o convite a enviar aos formandos, das reuniões online, uma vez que o agendamento dessas reuniões irá depender da planificação do formandor;


2. Para obter o zoom sem limite de tempo de reunião, deve preencher os seus dados e da sua escola no formulário que conta no seguinte link:


https://zoom.us/docs/ent/school-verification.html?zcid=1231&_ga=2.128292812.1398822645.1584613111-143707173.1584465710


3. Para apoio da formação partilhamos consigo vídeos da ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática)

Como criar uma reunião Online (utilizando Zoom)
Como criar uma reunião Online (utilizando Google Meet)

Como criar uma reunião Online (com Microsoft Teams)

- formulários da Google.

 

Tutorial Google Drive (Ep 10 – Partilhar formulários com o Google Drive)

Tutorial Google Drive (Ep 11 – Criar formulários com o Google Drive)

Tutorial Google Drive (Ep 12 – Criar um teste de avaliação com formulários)

- Plataforma EDMODO.

 

Tutorial EDMODO (Uma breve abordagem ao Edmodo)

a) Do ponto de visto do professor  

Tutorial Edmodo (Ep 1 – Criar turma e adicionar alunos)

Tutorial Edmodo (Ep 2 – Disponibilizar Recursos aos alunos)

Tutorial Edmodo (Ep 3 – Organizar o espaço e comunicar)

 

b)  Do ponto de vista do aluno

Tutorial Edmodo (Ep 2 – Disponibilizar Recursos aos Alunos)

- Plataforma TEAMS.

a) Do ponto de visto do professor  

Guia rápido Microsoft Teams (Ep 1 – Criar turma e adicionar alunos)

Guia rápido Microsoft Teams (Ep 3 – Organizar o espaço e comunicar)

Guia rápido Microsoft Teams (Ep 4 – Adicionar atividades)

 

b)  Do ponto de vista do aluno

Enviar trabalhos para o Teams (Guia para pais e alunos)

- Plataforma MOODLE.

 

Guia rápido Moodle (Ep 1 – Criar turma e adicionar alunos)

Guia rápido Moodle (Ep 2 – Disponibilizar Recursos aos Alunos)

Guia rápido Moodle (Ep 3 – Organizar o espaço e comunicar)

Guia rápido Moodle (Ep 4 – Adicionar atividades)

Moodle – Autenticação e repositórios Google ou Microsoft

- Que plataforma digital escolher (LMS)?

 

 Classroom, Edmodo, Moodle, Schoology e Teams… Que LMS escolher?  

Bom trabalho

Ana Paula Vilela

(diretora do CFAE Braga/sul)                                                                                                                 3 abril 2020

_______________________________________________

PLANO DE FORMAÇÃO 2019-2020 

Plano de formação do 2º e 3º períodos de 2019

e próximo ano letivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

___________________________________

Acesso à Plataforma da Formação Contínua 

Inscrições aqui 

Formação Contínua Pessoal Docente

• Plano de Formação 2019-2020 (O Plano de Formação 2019-2020 que em cima se apresenta contém as informação das ações acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico e submetidas a financiamento ao POCH a realizar durante o corrente ano letivo pelo CFAE Braga/Sul Da totalidade das ações apresentadas, abriremos, brevemente e de forma faseada, as inscrições para as respetivas ações de formação com os respetivos cronogramas)

 

• Despacho n.º 6851-A/2019 (altera o despacho 779/2019, considerando que as ações de formação realizadas entre 1 de setembro de 2016 e 31 de julho de 2020 são excecionalmente consideradas como formação realizada na dimensão cientifico-pedagógica, isto é, como formação específica (ver o ponto 5, do artigo 3° do referido despacho. )

• Despacho n.º 779/2019 (Define as prioridades de formação contínua dos docentes, bem como a formação que se considera abrangida na dimensão científica e pedagógica)

• Despacho Secretária de Estado (2016.12.31 - Formadores sem contrapartida financeira)

• Despacho n.º 5418/2015 (Acreditação de formadores - Correspondência entre as áreas de formação)

• Despacho n.º 4595/2015 (Processo de avaliação, certificação e reconhecimento da formação acreditada)

• Decreto-Lei n.º 22/2014 (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores)

• Formador Interno - Formulário de Recenseamento do CFAE Braga/Sul

Regulamento do Formador do CFAE Braga/Sul

Regulamento do Formando do CFAE Braga/Sul

Formulário para Bolsa de Formadores Internos

Formulário para Bolsa de Avaliadores Externos

Formulário - Perfil do Formador

• Ações de Curta Duração:

Despacho n.º 5741/2015 | Declaração de retificação n.º 470/2015 (Ações de formação de curta duração)

- RegulamentoReconhecimento e Certificação de Ações de Curta Duração

- Requerimento para apresentação de Ações de Curta Duração.

• Formação Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC):

Acreditação de ações de formação contínua de professores/as — parâmetros e critérios de avaliação.   

Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua.   

Regulamento de acreditação de formadores/as.

Listagem - Áreas e Domínios de Formação para a Acreditação de Formadores

Carta Circular 1Alteração aos critérios de acreditação de ações na dimensão científica e pedagógica.

Carta Circular 2 - Ajustamentos na plataforma e-processos

Carta Circular 3 - Regulamentação do despacho 779120L92 Critérios para a acreditação de ações que relevem para a dimensão científica e pedagógica da formação de docentes

Carta Circular 4 - Esclarecimentos sobre ações de formação referentes à componente de Cidadania e Desenvolvimento e sobre prazos de reapreciação de ações relacionadas com o despacho 779/2019

Carta Circular 5Esclarecimento sobre a acreditação de ações de formação relacionadas com o DL54|2O18